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10 Alimentos que ajudam o cabelo crescer

O verdadeiro segredo para cabelos fortes e brilhantes não está no shampoo ou em tratamentos feitos em salões de beleza. Está na nossa dieta. Assim como a pele, a vitalidade dos cabelos é um sinal externo da saúde no interior do nosso corpo.

As células que compõem cada fio de cabelo requerem um fornecimento regular de nutrientes essenciais para que elas permaneçam fortes e não parem de se renovar.

Os homens são mais propensos a perder os cabelos devido à calvície de padrão masculino, mas a queda de cabelo também é comum entre as mulheres. As razões podem variar de uma simples e temporária deficiência de vitaminas a uma condição de saúde mais complexa.

Em muitos casos há maneiras de tratar a queda de cabelo em ambos os sexos e o ponto de partida é, sem dúvida, optar por alimentos que fazem o cabelo crescer.

Veja a seguir uma lista com dezesseis alimentos saudáveis e cheios de nutrientes que ajudam a estimular o crescimento dos fios e a manutenção da sua saúde.

 

1. Salmão

Peixes como o salmão e a sardinha são ricos em ômega-3, um tipo de gordura saudável que não é produzida naturalmente pelo nosso corpo e precisa ser adquirida a partir de alimentos ou suplementos. Estes peixes que contêm ômega-3 são alimentos que fazem o cabelo crescer, ajudam a mantê-lo brilhante e saudável e protegem o corpo contra inúmeras doenças.

 

2. Pimentão amarelo

Este tipo de pimentão tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja (341 miligramas, em oposição a 63 por porção). A vitamina C é um antioxidante que faz o cabelo crescer, reforça os folículos pilosos e a haste do cabelo, além de impedir a quebra dos fios.

 

3. Iogurte grego

Este alimento é rico em proteínas, a base da construção dos fios de cabelo. Ele também contém vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, um ingrediente que estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo ajudando no crescimento do cabelo e impedindo a queda. O ácido pantotênico é comumente adicionado a produtos para a pele e cabelos, mas ingeri-lo através do iogurte é muito mais saudável.

 

4. Sementes de girassol

Apenas algumas pequenas sementes de girassol podem conter alta concentração de vitamina E. Esta vitamina melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e por isso as sementes são ótimos alimentos que fazem o cabelo crescer até mais rápido.

5. Espinafre

O espinafre é cheio de nutrientes que ajudam a manter a hidratação e a impedir a quebra dos cabelos. O vegetal também contém vitamina A, ferro, betacaroteno, ácido fólico e vitamina C, elementos que trabalham em conjunto para manter o couro cabeludo saudável e fértil para o nascimento de novos folículos.

 

6. Abacate

Os abacates são um segredo de beleza milenar devido à sua alta concentração de ácidos graxos essenciais, vitaminas B e E, que funcionam em nível celular para proteger e fortalecer o cabelo.

A vitamina B é essencial para o crescimento do cabelo. A vitamina E ajuda a reparar danos no couro cabeludo, o que pode retardar ou impedir o crescimento dos fios.

Comer abacate e usá-lo regularmente como máscara capilar são formas de garantir o cabelo saudável com o crescimento esperado de cerca de um centímetro a cada mês.

7. Amêndoas

As amêndoas são importantes alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido e com mais vigor devido ao seu alto teor de biotina. Uma xícara desta noz contém cerca de um terço da necessidade diária de biotina, uma vitamina do complexo B amplamente usada por especialistas para combater a queda dos cabelos. Os resultados podem ser notados entre um e dois meses após adicioná-las à sua dieta.

 

8. Grãos como a soja e a lentilha

Ferro é um mineral essencial para garantir o crescimento e a estabilidade dos cabelos. Este nutriente pode ser encontrado em abundância em cereais e massas fortificados e grãos como a soja e a lentilha. Ele é recomendado para o crescimento e a saúde do cabelo porque transporta oxigênio para os folículos capilares que dão origem a novos fios.

É importante lembrar que para haver uma absorção adequada de ferro pelo organismo é preciso equilibrar também a ingestão de vitamina C.

 

9. Vegetais folhosos como acelga, couve e agrião

Estes vegetais contêm metilsulfonilmetano (MSM), uma forma biológica do enxofre, um nutriente importante para a saúde do cabelo, pele, unhas, e cartilagem. Alimentos e suplementos de MSM podem nutrir, aumentar a espessura e promover o crescimento dos cabelos.

Um estudo realizado na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon relatou aumento do crescimento do cabelo entre os participantes depois de usarem MSM por cerca de seis semanas.

Cientistas explicam que o enxofre é necessário para o crescimento saudável de colágeno e queratina e serve para melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo, o que suporta a indicação destes alimentos que fazem o cabelo crescer.

 

10. Carnes magras

Os cabelos são compostos de proteínas, e pesquisas mostram que o crescimento do cabelo para quando não há proteína suficiente no organismo. É importante consumir proteína de carnes magras como frango ou peru, que têm menos gordura saturada do que a carne bovina e suína.



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Fonte: mundoboaforma